sábado, 19 de junho de 2010

O.Q.J.F?

Inicio este artigo fazendo-lhe a pergunta acima: O que Jesus Faria?
Em 2008 recebi um livro pequeno, mas com uma mensagem que fixou em
minha mente. O livro “Em seus passos que faria Jesus?” conta a história de pessoas pertencentes a uma igreja que decidiram viver em todas as situações da mesma forma que Jesus. Escrito por Charles Sheldon e publicado pela primeira vez em 1896, “Em seus passos o que faria Jesus?” tornou-se rapidamente um best seller mundial. Estima-se que, apenas em inglês, suas vendas superaram os 50 milhões de exemplares.
Este livro me fez lembrar a época de minha conversão, quando vários jovens cristãos apareceram na igreja usando uma pulseira com as iniciais “OQJF”, que significa “O Que Jesus faria?”.
Recordo-me que essa frase invadiu meus pensamentos e, por alguns instantes, me senti hipócrita. Quantas vezes achamos que estamos vivendo o “cristianismo”, mas na verdade não passamos nem perto de atitudes que Jesus teria em nosso lugar. Desde então, passei a escrever e pregar em congressos de juventude sobre o assunto, na intenção de despertar “nossa moçada” para Cristo.
Então, o que se deve fazer com essa pergunta? Imagine, por exemplo, Jesus levando uma fechada no trânsito e xingando mil palavras e fazendo gestos! Ou quem sabe cometendo nossos pecados, aqueles que ninguém vê. Visualize Jesus navegando na internet e acessando os sites que você tem costume de olhar ou digitando as palavras que você usa no MSN, etc. Será que Cristo faria o que fazemos em nosso namoro?
A verdade é que talvez você nunca parou para analisar friamente o que Paulo diz em Gálatas 2:20: “ ... agora vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim”.
Será que estamos dispostos a abandonar nosso “velho homem” e renunciar algumas práticas que se fazem presentes em nossas vidas? Tipo: abandonar um namoro ilícito, deixar de furtar na empresa onde trabalha, parar de colar na escola ou faculdade, deixar de pensar no “eu” e realmente amar ao próximo e tantas outras coisas. Responda com sinceridade: quem é você quando ninguém está te olhado?
Querido jovem e adolescente batista, quero motivá-los a, sempre que depararem a uma situação como essa, perguntar a Jesus o que Ele faria nessa situação?! Certamente Ele nos dirá o que fazer, aliás, Ele sempre tem o melhor para nós.
Certa vez, o pastor da Igreja Batista do Barro Preto, em BH, Arlécio Franco Costa, disse em uma de suas mensagens, que jamais esquecerei: “Reputação é o que todos dizem de mim, caráter é o que sou quando ninguém está me olhando”.
Que Deus mude, através de seu Santo Espírito, seus passos, seu caráter e sua vida. Que você, jovem e adolescente, reflita a luz de Jesus em seus atos e exale o bom perfume de Cristo por onde andar. Aleluia!


Pastor Michael Condé Prata
*Jornalista e pastor da Igreja Batista
em Araçás, Vila Velha/ES
pastorzao@ibara.com.br

2 comentários:

Kamila disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kamila disse...

Muito legal o OQJF, às vzs no dia-a-dia não nos damos conta, mas entristecemos nosso Senhor, ainda não tive a oportunidade de ler este livro, mas já foi mto bem recomendado a mim.
Enfim que realmente deixemos que Jesus viva em nós através de nossos atos, e dessa forma com certeza levaremos mto mais pessoas a conhecerem a Cristo!
Deus os abençoe!